Krigagem Renda IBGE

Para obter o valor pontual da krigagem renda IBGE, forneça as informações abaixo:

Obs. DATUM WGS 84 ou SIRGAS 2000.


       

Censo:
Fuso:
Longitude: (m)
Latitude: (m)


Digite a Imagem
Captcha



















Detalhamento Técnico

Os servidores GEO CastleR realizam automaticamente o cálculo de variáveis geoespaciais utilizadas na avaliação, incluindo a interpolação da Renda IBGE por meio do método geoestatístico denominado de Krigagem.

A plataforma CastleR disponibiliza o valor da renda interpolada, de forma automática, para cada dado e avaliando, através de suas coordenadas geográficas (latitude, longitude e fuso UTM).

O método de interpolação Geoestatística (Krigagem) é utilizado para estimar valores da renda em locais não coletados ou medidos (espaços internos dos setores), considerando influências laterais progressivas e utilizando-se de valores representativos nos centroides dos setores censitários (coletados pelo IBGE), com o objetivo de determinar uma superfície interpolada variável, abrangente e de alta precisão (12 metros).

A superfície interpolada é efetuada considerando todos os setores censitários de uma microrregião determinada pelo IBGE. As Microrregiões são compostas por um grupo de municípios que possuem característica geoeconômicas assemelhadas.


Características Técnicas da Superfície de Renda Calculada pelo CastleR

a) Tipo: Variável Qualitativa - Proxy para localização;

b) Método Ordinário: A Krigagem ordinária é um procedimento de estimação linear para uma variável regionalizada que satisfaz a hipótese intrínseca e procura minimizar, sem viés, o erro de estimação, ou seja, objetiva que o erro residual médio seja igual a zero. Além disso, o método ordinário ainda tem como característica ser o melhor estimador, justamente pelo fato de minimizar a variância dos erros;

c) Determinador Matemático: O CastleR utiliza o modelo esférico de semivariograma, que é um dos modelos matemáticos mais utilizados na geoestatística para representar a estrutura de dependência espacial entre dados georreferenciados. Ele descreve como a semivariância, ou seja, a variabilidade entre pares de pontos, muda com a distância entre esses pontos;

d) Precisão da Superfície: 12 metros de Tamanho de Célula de Saída.